Postagens populares

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Seção brinquedo para Calopsita - Correntes

      

     Mais uma dica muito fácil e barata que podemos usar como brinquedo para as Calopsitas são correntes plásticas de sinalização que encontramos em lojas de equipamentos de segurança ou até mesmo em algumas lojas de materiais para construção. Elas são vendidas em diferentes espessuras que custam entre 2,00 até 6,00 reais o metro. O plástico dessas correntes são confeccionados em polietileno de alta densidade, portanto é muito resistente para o bico de nossas Calopsitas, mas vamos dar algumas dicas básicas antes de expor as correntes para as aves:

       Primeiro retire todas as rebarbas possíveis que tiver nas correntes com a ajuda de uma faca, essa parte é importante para evitar machucados como cortes ou evitar que seja ingerido pelas aves.


       Depois de retirar todos os retalhos de plástico lave bem as correntes com sabão e água sanitária para eliminar toda a sujeira e desinfectar. Algumas já possuem uns ganchinhos para prender na gaiola, mas caso não venha uma dica é cortar um dos elos com a ajuda de uma faca.


       Os tipos de correntes que encontrei recentemente expostas nesta publicação foram a vermelha com branca de 9mm e a amarela com preta de 5mm, mas existe outras cores também disponíveis em lojas específicas de equipamentos para segurança. Elas são do mesmo material e idênticas das que são vendidas nos pets shops para aves.



       Piteco aprova as correntes e gosta de se pendurar.



quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Seção brinquedo para Calopsita - Faça você mesmo! Balanço de couro com miçangas

    Hoje em dia a maioria dos brinquedos que encontramos nos pet shops muitas vezes podem ser uma ameaça para a saúde das aves, por isso vamos ensinar nesta publicação e nas próximas como fazer brinquedos seguros com materiais que não são prejudiciais como o couro por exemplo.
 Brinquedos expostos para os pets precisam ser supervisionados todos os dias para ter certeza de que a Calopsita que é arteira não tenha ingerido ou que esteja em condições adequadas de uso, isto é, que não contenha ferrugem ou qualquer outra ameaça que comprometa a segurança da ave. A maioria dos brinquedos que se encontra nas lojas é feita de arame de metal que com o tempo oxida e causa intoxicação nas aves podendo ocorrer em longo prazo, por isso o arame deve ser substituído ou descartado assim que não estiver mais em condições. Já no caso do couro ele não corre o risco de enferrujar e as Calopsitas gostam de destruir assim como fazem com a madeira.


1) Primeiro separe as ferramentas necessárias e caso seja menor de idade ou não tenha habilidade com pregos sugiro que procure ajuda para uma pessoa experiente. Vamos usar um martelo, uma serra caso necessário e uma faca afiada;

2) Um pedaço de poleiro de Calopsita no tamanho de 20cm. Encontra-se em pets shops e a espessura do poleiro é de 15mm;

3) 4 pregos pequenos;

4) 2 cordas de couro uma da mais grossa para miçangas grandes e outra da mais fina para miçangas pequenas. Não dá certo usar as duas finas, precisa que uma tenha uma espessura maior. Vai precisar de meio metro de cada caso queira o balanço em gaiola pequena ou 1 metro de cada caso queira em viveiro;

5) 1 Mosquetão;

6) Miçangas grandes de sua preferência para a corda de couro com a espessura maior. Podem ser de madeira crua que não contenha verniz;

7) Miçangas pequenas para a corda de couro com espessura menor.


Primeiro passo:


        Primeiro coloque o mosquetão e as miçangas nas cordas de couro de acordo com sua preferência.       
             Depois de todas as miçangas colocadas, nas laterais do poleiro molde o meio com ajuda de uma faca contanto que fique na medida da corda de couro de espessura maior e os dois lados na mesma posição.
              Depois bata dois pregos de cada lado para prender a corda de couro.

Segundo passo:


          Agora vamos amarrar a corda de couro de espessura menor de acordo com a imagem ou faça de sua preferência, não esquecendo de dar um nó nas pontas da corda para não deixar cair as miçangas pequenas.


      Está pronto um balanço seguro para nossas aves arteiras. Aguardem as próximas dicas de brinquedos! Faísca aprovou o balanço.