Postagens populares

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Som ambiente para acalmar

     

    Há uma série de estudos científicos que demonstram os poderes da música sobre o cérebro humano. A música acalma os nervos, alivia o estresse, emociona, alegra etc. Por outro lado, determinados gêneros musicais podem causar irritabilidade e desconforto. A mesma regra vale para os animais, incluindo calopsitas e aves de estimação em geral, onde o humor pode ser influenciado pela música, ocorrendo reações emocionais semelhantes aos seres humanos.
      As aves possuem uma audição mais aguçada que a nossa, os estímulos sonoros são mais sensíveis. Esse tipo de música que acalma não é de ritmos como os que costumamos ouvir, mas sim de música que os especialistas chamam de “específica à espécie”. Isto é, as músicas de que gostamos são feitas por humanos para humanos, seguindo tons de nossa escala vocal e batidas similares às de nosso coração. Por isso, para agradar os ouvidos dos animais, as composições devem respeitar a freqüência cardíaca e a escala vocal de cada espécie. De outra forma, as músicas podem se tornar irritantes ou passar despercebidas, ao invés de ter efeito relaxante e de diminuir as estripulias dos bichos.
     As opções que poderíamos ter para acalmar os nervos das nossas aves são os sons que elas teriam em uma vida selvagem como os sons da natureza dentro de uma floresta. Colocar um som ambiente em volume baixo de ruídos da floresta, água, pássaros cantando etc. Isso faz com que as aves se sintam em seu habitat natural.

Som Noturno de Floresta - Deixe próximo de sua ave e veja o efeito

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Comedouro caseiro

Baseado nos comedouros europeus, com a ideia da Dricka e minha habilidade, resolvemos criar o nosso próprio comedouro, pois havia muito desperdício de comida e sujeira de sementes espalhadas pelo chão. Abaixo segue fotos do modelo original e nosso comedouro artesanal.

Comedouro Original Europeu

Caixa de Acrílico que servia como porta objetos

A divisão onde ficam as sementes é feita com uma régua transparente serrada ao meio

A segunda divisão é feita com um cabide de fibras naturais de cana-de-açúcar que encontramos em lojas populares. O cabide é serrado à medida do pote. Entre as divisões colocamos um poleiro de plástico (o de madeira não deu muito certo que se desfaz com o tempo ao lavar).




Para fazer os furos dos ganchos que segura o comedouro na gaiola, usamos um "Ferro de Solda"




Todas as divisões de dentro foram coladas com cola "Araldite" que é muito mais eficaz para esse tipo de plástico que qualquer outra cola, ela não faz mal e quando seca ela endurece. O poleiro é parafusado através de furos feitos também com o "Ferro de Solda"



















Lilica, uma calopsita especial!

Quando a Lilica chegou em minha casa, ela aparentemente estava normal, na loja ela se encontrava em uma gaiola pequena com mais 4 calopsitas. Como eu era muito inexperiente, na hora não observei nada de errado com ela e a situação da loja. Até então, era a ave mais mansa e carinhosa, com plumagem grande e linda como vocês podem observar. Suas fezes estavam normais e o peso estava um pouco abaixo do normal, mas achei que era porquê ela ainda era muito filhote, teria 1 mês de vida e seu porte é pequeno.
Com o passar do tempo, fui observando melhor seus movimentos e percebi que havia algo de errado com suas perninhas ou patas, pois ela teria dificuldade de se locomover em algumas situações. Ela chegou a passar pelo veterinário algumas vezes, tomou injeções para as dores nas patas, mas não tinha nada confirmado, depois de muita insistência por minha parte, resolveram fazer um exame de Raio-X onde foi detectado "Hiperparatireidismo Nutricional Secundário" (problemas nas patas) e prescreveram que ela deveria tomar cálcio todos os dias.
Depois de 40 dias tomando cálcio receitado ela ainda não havia melhorado. Foi à partir daí que resolvi procurar um outro veterinário especialista em aves e animais selvagens, que acabava de chegar na cidade e ele já de cara disse que ela sofre de "Desvio Bilateral de Tendão", suas pernas são curtas de mais e ela teria os ossos fracos. Aves com esse tipo de prolema requer muitos cuidados. Se trata de um problema hereditário (de pais para filhos), por imprudência do criador que deixou que os pais cruzasse e nascesse o filhote com o mesmo problema.
As orientações e explicações dadas pelo veterinário especialista é que Lilica é uma ave especial que não poderá ter filhotes, pois 100% nasceriam com o mesmo problema, mesmo que o macho seja normal, também não poderá engordar muito, pois um peso muito grande acarretaria peso e dores em cima de suas patas. Os poleiros para ela tem que ser emborrachados e o mais baixo possível nas gaiolas e viveiros. Atualmente ela foi vermifugada e medicada com outro tipo de cálcio manipulado e próprio para aves. Durante 7 dias medicada, ela melhorou muito, está mais ativa. Agora seu tempo de vida aumentou e ela poderá ter uma vida normal. 


Lilica assim que chegou em minha casa

Suas dores nas patas eram tantas que ela se inclinava e dormia

Suas unhas tem que ser cortadas a cada 60 dias, pois crescem muito por ela não praticar o desgaste natural


Este é o cantinho preferido da Lilica na casa, uma tábua de madeira inclinada 


Apesar de tudo, Lilica pode ter uma vida normal



quinta-feira, 12 de junho de 2014

Limpando as sementes

A limpeza das sementes serve para eliminar as cascas reaproveitando o que ficou. Mas o mais importante, eu uso a técnica abaixo para fazer essa limpeza nos sacos de sementes assim que eu abro, pois sempre tem algum inseto ou outro que se apropria, mesmo que as sementes sejam de boa qualidade. Abaixo irei mostrar como se faz essa limpeza usando utensílios e materiais simples que temos em casa como garrafas pets e um aspirador de pó.

  • Estas são as sementes sujas que ficaram até o final do dia. Eu costumo misturar as sementes com a extrusada, por isso nas imagens vamos observar a extrusada junto de cascas;





  • Esta é a peça fundamental que faz a limpeza. São duas garrafas pets de água, uma inteira e outra é cortada no começo formando um cone; 


  • Depois é juntado as duas partes por fita isolante como mostra a imagem;


  • Embaixo da garrafa fizemos vários furinhos podendo usar um alfinete segurando através de um alicate ou mesmo um prego, começando os furos da metade pra baixo;


  • Depois pegamos o aspirador de pó e aspiramos por dentro do cone tomando o cuidado de não colocar toda a pressão dentro da garrafa para não aspirar as sementes que estão inteiras;

  • A pressão do ar faz com que só aspire as cascas; 




  • Aqui mostra o resultado final. Sementes limpas e sem cascas.




Graminha para pássaros

Esta é a "Graminha para Pássaros", de sementes de aveia e milheto, você mesmo planta em casa e ela nasce em 7 dias e pode servir os raminhos para suas Calopsitas que dura bastante, não esquecendo de regar direitinho com água filtrada.  Eu coloquei a planta toda para poder tirar a foto. Lembrando que não tenho nenhum tipo de vínculo com a marca e o produto, só estou mostrando que testei para minhas Calôs e foi aprovado, todos gostaram! Existem outras marcas de graminha para pássaros, mas a que eu encontrei foi essa abaixo.