Postagens populares

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Som ambiente para acalmar

     

    Há uma série de estudos científicos que demonstram os poderes da música sobre o cérebro humano. A música acalma os nervos, alivia o estresse, emociona, alegra etc. Por outro lado, determinados gêneros musicais podem causar irritabilidade e desconforto. A mesma regra vale para os animais, incluindo calopsitas e aves de estimação em geral, onde o humor pode ser influenciado pela música, ocorrendo reações emocionais semelhantes aos seres humanos.
      As aves possuem uma audição mais aguçada que a nossa, os estímulos sonoros são mais sensíveis. Esse tipo de música que acalma não é de ritmos como os que costumamos ouvir, mas sim de música que os especialistas chamam de “específica à espécie”. Isto é, as músicas de que gostamos são feitas por humanos para humanos, seguindo tons de nossa escala vocal e batidas similares às de nosso coração. Por isso, para agradar os ouvidos dos animais, as composições devem respeitar a freqüência cardíaca e a escala vocal de cada espécie. De outra forma, as músicas podem se tornar irritantes ou passar despercebidas, ao invés de ter efeito relaxante e de diminuir as estripulias dos bichos.
     As opções que poderíamos ter para acalmar os nervos das nossas aves são os sons que elas teriam em uma vida selvagem como os sons da natureza dentro de uma floresta. Colocar um som ambiente em volume baixo de ruídos da floresta, água, pássaros cantando etc. Isso faz com que as aves se sintam em seu habitat natural.

Som Noturno de Floresta - Deixe próximo de sua ave e veja o efeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário