Postagens populares

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lilica, uma calopsita especial!

Quando a Lilica chegou em minha casa, ela aparentemente estava normal, na loja ela se encontrava em uma gaiola pequena com mais 4 calopsitas. Como eu era muito inexperiente, na hora não observei nada de errado com ela e a situação da loja. Até então, era a ave mais mansa e carinhosa, com plumagem grande e linda como vocês podem observar. Suas fezes estavam normais e o peso estava um pouco abaixo do normal, mas achei que era porquê ela ainda era muito filhote, teria 1 mês de vida e seu porte é pequeno.
Com o passar do tempo, fui observando melhor seus movimentos e percebi que havia algo de errado com suas perninhas ou patas, pois ela teria dificuldade de se locomover em algumas situações. Ela chegou a passar pelo veterinário algumas vezes, tomou injeções para as dores nas patas, mas não tinha nada confirmado, depois de muita insistência por minha parte, resolveram fazer um exame de Raio-X onde foi detectado "Hiperparatireidismo Nutricional Secundário" (problemas nas patas) e prescreveram que ela deveria tomar cálcio todos os dias.
Depois de 40 dias tomando cálcio receitado ela ainda não havia melhorado. Foi à partir daí que resolvi procurar um outro veterinário especialista em aves e animais selvagens, que acabava de chegar na cidade e ele já de cara disse que ela sofre de "Desvio Bilateral de Tendão", suas pernas são curtas de mais e ela teria os ossos fracos. Aves com esse tipo de prolema requer muitos cuidados. Se trata de um problema hereditário (de pais para filhos), por imprudência do criador que deixou que os pais cruzasse e nascesse o filhote com o mesmo problema.
As orientações e explicações dadas pelo veterinário especialista é que Lilica é uma ave especial que não poderá ter filhotes, pois 100% nasceriam com o mesmo problema, mesmo que o macho seja normal, também não poderá engordar muito, pois um peso muito grande acarretaria peso e dores em cima de suas patas. Os poleiros para ela tem que ser emborrachados e o mais baixo possível nas gaiolas e viveiros. Atualmente ela foi vermifugada e medicada com outro tipo de cálcio manipulado e próprio para aves. Durante 7 dias medicada, ela melhorou muito, está mais ativa. Agora seu tempo de vida aumentou e ela poderá ter uma vida normal. 


Lilica assim que chegou em minha casa

Suas dores nas patas eram tantas que ela se inclinava e dormia

Suas unhas tem que ser cortadas a cada 60 dias, pois crescem muito por ela não praticar o desgaste natural


Este é o cantinho preferido da Lilica na casa, uma tábua de madeira inclinada 


Apesar de tudo, Lilica pode ter uma vida normal



Um comentário:

  1. muito bonito essa dedicação que tu tem com ela,isso mostra que tens um grande amor pelos animais.

    ResponderExcluir